pós-graduação

O curso de Fisioterapia da Católica de Pelotas (UCPel), por meio do Projeto de Extensão Atenção Terapêutica na Comunidade, presta atendimento ao time de futsal do Paulista Futebol Clube, tradicional agremiação da cidade. Esses atendimentos são realizados tanto nas categorias de base como no time profissional da equipe rubro-negra.

Segundo o coordenador da Fisioterapia, o professor Flaviano Moreira, esse é um papel fundamental: chegar na comunidade oferecendo um trabalho personalizado. “Houve essa necessidade. Um dos diretores do clube nos convidou e surgiu esse grande projeto, onde atendemos também o time profissional que disputou a Série Ouro de futsal”, diz.

Para a acadêmica Isabella Lemes, a extensão agrega a atuação na comunidade à teoria de sala de aula. “Além da experiência de atender esses atletas, cada um com sua especificidade, a gente participa da comunidade e tem a oportunidade de atuar, o que é fundamental na nossa graduação”, comenta.

Jogando junto com o Paulista

A parceria entre Católica e Paulista foi importante para o clube na recuperação de seus atletas durante a temporada. De acordo com José Felipe Borges, diretor do Rubro-Negro da Zona Norte, o apoio foi fundamental para tratar e prevenir lesões.

“Tá sendo importante para manter uma estrutura confiável para nossos atletas. Nessa temporada de 2022 foi um marco, poder respaldar todos nosso meninos com essa estrutura que está à disposição por intermédio da Católica”, comemora.

Rafael Cunha, goleiro da categoria de base do Paulista, recebeu tratamento no Campus Saúde da UCPel após lesão em um treinamento. Recuperado, já retornou às quadras. “Duas semanas de tratamento e já comecei a me sentir bem. Agora já estou treinando normal”, conta.

Confira a reportagem em vídeo:

Redação: Bruno BohmVideorreportagem: Bruno Bohm