O curso de Fisioterapia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) realizará o 1º Simpósio de Fisioterapia Esportiva e Reabilitação (SIFER2019), de 16 a 18 de agosto, no Auditório Dom Antônio Zattera. Expandir a competência no cuidado de pessoas que realizam atividades físicas será o objetivo do evento, organizado em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Voltado a estudantes e profissionais, a atividade contará com a participação de convidados de renome nacional, a fim de abordar questões relacionadas à prevenção, recuperação e tratamento de lesões ocasionadas pela prática de exercícios físicos. Para a palestra de abertura, na sexta-feira (16), às 19h30, o evento receberá o doutor em Ciências do Movimento Humano, Bruno Manfredini Baroni. Na ocasião, ele falará sobre bases científicas na prevenção de lesões no esporte.

No decorrer do simpósio, ainda serão abordados assuntos relacionados à prevenção e reabilitação de lesões nos esportes de combate e liberação miofascial manual e instrumental. De acordo com o professor da UCPel, Flaviano Moreira, os temas abordados no evento foram definidos pela comissão organizadora a partir das experiências no mercado e do interesse do público-alvo da atividade.

Um dos destaques será a palestra com o doutor em Educação Física, Fabrício Boscolo Del Vecchio. Às 8h de domingo (18), o profissional irá falar sobre prescrição de treinamento para recuperação e cuidado de agravos crônicos, como diabetes, hipertensão e cardiopatias. Segundo ele, problemas articulares, como artrose, também serão contemplados na fala. Além disso, o convidado ainda irá demonstrar como esses modelos de esforço podem ser aplicados. Visitanos long distance movers.

As inscrições, no valor de R$ 110 para estudantes e R$ 135 para profissionais, podem ser realizadas através do site www.sympla.com.br. O simpósio prevê certificado de participação de 20 horas. Mais informações podem ser obtidas através da página do evento no Facebook.

A atividade é organizada pela UCPel, por meio do Núcleo Interdisciplinar de Fisioterapia (NIF) e da Liga Acadêmica de Fisioterapia em Terapia Intensiva (LAFiTi), e pela UFPel, através do Grupo de Estudos e Pesquisas em Treinamento Esportivo e Desempenho Físico.

Confira abaixo a programação:

Sexta- feira (16)

18h – Credenciamento

19h – Cerimônia de Abertura

19h30 – Palestra de Abertura: Bases científicas da prevenção de lesões no esporte, com Bruno Manfredini Baroni

Sábado (17)

8h – Liberação miofascial manual e instrumental, com José Geraldo Morelli

14h – Prevenção e reabilitação de lesões nos esportes de combate, com Daniel Carrasco

Domingo (18)

8h – Treinamento Intervalado e Doenças Crônicas: Breaking points, com Fabricio Boscolo Del Vecchio