Vestibular

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição da especialização em Fisioterapia Cardiorrespiratória e Terapia Intensiva da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Os interessados podem se inscrever através do site inscricao.ucpel.edu.br  até o dia 3 de setembro.

A qualificação é destinada a pessoas já graduadas em fisioterapia, que desejam se qualificar para atuar nas áreas de fisioterapia intensiva e hospitalar, informa a coordenadora da especialização, Thamires Seus. “O mercado está cada vez mais restrito devido à existência de muitos profissionais. Por isso, é importante e relevante que um fisioterapeuta procure se especializar”, diz.

O curso, que tem carga horária de 396 horas, possui como diferencial a abordagem teórico-prática, em que o aluno irá além do material teórico. O cotidiano no ambiente hospitalar será vivenciado através de atividades realizadas no Hospital Universitário São Francisco de Paula.

Outro diferencial da especialização é o corpo docente, formado por professores com atuação reconhecida no mercado de trabalho. Como destaque, está a participação do professor Luiz Alberto Forgiarini, doutor em Ciências Pneumológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), reconhecido nacionalmente na área.

 

Fisioterapeuta em hospitais
 

A presença do profissional de fisioterapia hospitalar dentro de hospitais, clínicas e ambulatórios torna-se cada vez mais importante. O especialista acompanha pacientes em estado delicado, vigia o tempo de internação, o tempo de ventilação mecânica e auxilia para a redução da mortalidade de pacientes em estado crítico.

Devido à importância do profissional foi criada a Portaria nº 3432/1998 do Ministério da Saúde, que oficializou a presença obrigatória de um fisioterapeuta nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) como integrante da equipe multidisciplinar. Após, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) publicou a RDC nº 07/2010, que contemplou a obrigatoriedade de um fisioterapeuta para cada 10 leitos de UTI por 18 horas diárias, sendo que a equipe deve ser coordenada por Fisioterapeuta especialista em Terapia Intensiva.

 

Inscrições

 

As inscrições devem ser feitas através do site. A taxa de inscrição é de R$ 100,00. No mesmo endereço é possível obter mais informações sobre o curso.  

 

Redação: Kerolin Lulhier