Dez cursos de graduação da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) foram avaliados com quatro estrelas pelo Guia da Faculdade Estadão. Lançado pelo jornal O Estado de São Paulo, em parceria com a plataforma de marketing educacional Quero Educação, o ranking classificou as graduações a partir da qualidade do projeto pedagógico, do corpo docente e da infraestrutura.

Através de uma escala de um a cinco, foram avaliados com quatro estrelas os seguintes cursos da UCPel: Filosofia (Licenciatura), Pedagogia (Licenciatura), Psicologia, Serviço Social, Administração, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Fisioterapia e Medicina. As graduações em Ciências Contábeis, Filosofia (Bacharelado), Direito, Enfermagem e Farmácia foram classificadas com três estrelas.

A avaliação

O Guia da Faculdade Estadão é uma avaliação anual destinada a classificar graduações a partir da opinião de professores universitários. Na primeira edição do ranking, mais de 6 mil docentes participaram, avaliando 2.025 instituições e 11.921 cursos.

Para realizar o levantamento, as instituições de ensino superior cadastradas no Ministério da Educação (MEC) foram convidadas a responder um questionário. Dessas, 90% dessas aderiram à avaliação. Ofertar cursos presenciais, ter titulação de Bacharelado ou Licenciatura e possuir, no mínimo, uma turma formada, eram alguns dos critérios exigidos para participar do Guia.

A partir das respostas dos coordenadores de curso, foram avaliadas a qualidade do projeto pedagógico, a infraestrutura e o corpo docente. As notas variam de 1 a 5, sendo 1 ruim, 2 regular, 3 bom, 4 muito bom e 5 excelente. A nota final foi definida com base na média dos três quesitos avaliados.