Sobre o Curso


O profissional de Fisioterapia trabalha com o movimento humano, buscando o bem estar e a qualidade de vida de seu paciente. Trata e recupera lesões, previne doenças, usando recursos físicos e o próprio movimento como forma de tratamento. Tem como foco do seu trabalho a análise e tratamento dos distúrbios do movimento, a correção da postura e a prevenção dos riscos nos ambientes esportivo e de trabalho.


Na UCPel, o acadêmico do Curso de Fisioterapia tem como diferencial o contato desde o início do Curso com a realidade profissional, através de acompanhamentos a pacientes atendidos na Clínica Escola e no Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP); cenários diversificados de aprendizagem (CETRES, CAPS Escola, Escola Louis Braille, Asilo de Mendigos);  Piscina terapêutica; atuação nas UTIs Geral, Pediátrica e Neonatal; participação em projetos de extensão e pesquisas de iniciação científica; atendimento em Unidades Básicas de Saúde e no Ambulatório de Fisioterapia.


Possíveis áreas de atuação: Hospitais, clínicas, centros de reabilitação, empresas, serviços públicos, escolas, centros de estética, clubes esportivos, ambulatórios, consultórios, domicílios, hospitais e unidades básicas de saúde; Fisioterapia Cardiofuncional, Pneumofuncional, Neurofuncional, Ortopedia e Traumatologia, Dermatofuncional, Esportiva, Fisioterapia nas empresas, entre outras áreas de atuação.

Titulação: Fisioterapeuta

Duração do Curso: 10 semestres

Carga Horária: 4.000 horas

Turnos de Funcionamento: Manhã e tarde


Qual o horário de atendimento do Coordenador do Curso?
Acesse o link: Horários de atendimento do coordenador na Secretaria Geral


Data Criação: CONSUN/UCPel Resolução 123, publicado em 12/12/2002

Reconhecimento do MEC: Portaria SESu n° 1.030, 07/12/2006, DOU 08/12/2006, Parecer n° 2.138/2006 SESu 

Nota no Enade: 3

Conceito no MEC: 3