02/12/2013 às 14:00

21º Curso de Gestantes promovido pelo Hospital Universitário São Francisco de Paula.

No dia 30/11/2013, o curso de Fisioterapia da  UCPel participou do 21? Curso de Gestantes promovido pelo Hospital Universitário São Francisco de Paula.

As acadêmicas do curso de fisioterapia, Joana Braga Peter e Bianca de Souza Freitas, palestraram sobre alterações posturais que ocorrem durante o período gestacional, bem como cuidados com a postura nas atividades de vida diária neste período com grandes alterações em um curto período de tempo. Foram abordados ainda dicas de alongamento e posicionamento que podem ser utilizados para aliviar tensões e dor nas costas, controle da respiração ea importância da prática de exercícios físicos com supervisão profissional. A questão da mobilização e posições verticais, com posturas e movimentos propícios para acelerar o trabalho de parto foram ressaltos. Destacou-se também, os cuidados com a postura no pós-parto, destacando-se posições para amamentação, troca de fraldas, carregar o bebê e utilizar carrinho de bebê.

Na sequência das palestras, as alunas Mylla Furtado e Paula Harter Nunes abordaram a massagem Shantala, destacando a importância do contato pele a pele para fortalecer vínculos entre pais e filhos. Esta técnica milenar, transmitida de mãe para filha na Índia, foi introduzida há aproximadamente 40 anos na cultura ocidental e é cada vez mais utilizada para tranquilizar, acalmar, combater cólicas, melhorar o sono, entre outros benefícios.

As palestras contaram ainda com o apoio da acadêmica Eliane Rocha da Cunha, auxiliando na prática das técnicas apresentadas e com o apoio da prof. Marilene Rabuske.

Por Giane